PROJETO G2E: GESSOS ECO-EFICIENTES

PROJETO G2E: GESSOS ECO-EFICIENTES

Código do Projeto 


COMPETE2030-FEDER-01178600


Entidade coordenadora

Sival-Gessos Especiais, Lda.

Instituições participantes

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Associação Instituto para a Construção Sustentável (ICS)

Data de aprovação: 5 de setembro de 2024

Data de início: 15 de outubro de 2024

Data de conclusão: 9 de outubro de 2027



Enquadramento


O projeto G2E pretende dar resposta a 2 desafios que se colocam no setor da construção civil, mais concretamente da construção de edifícios: (i) a inexistência de reciclagem e aproveitamento dos resíduos de placas de gesso cartonado resultantes da demolição, renovação ou construção de edifícios; (ii) o desenvolvimento de produtos renováveis, e sustentáveis, de baixa energia incorporada e, simultaneamente, com eficiência térmica melhorada, que contribuam para a descarbonização dos edifícios.

Com vista ao cumprimento dos objetivos da descarbonização e da transição energética, social e económica, o governo Português elaborou o Plano Nacional Energia e Clima 2030[1] (PNEC 2030), em articulação com o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050[2] (RNC 2050). No caso dos edifícios, o PNEC 2030 estabelece linhas de atuação específicas com vista à renovação energética do parque edificado, bem como à redução da intensidade carbónica na construção dos edifícios novos e na transformação dos edifícios existentes.

O projeto G2E vai ao encontro dos referidos objetivos, tendo como promotor líder a Sival‑‑Gessos Especiais, Lda. (Sival), empresa pertencente ao tecido industrial Português e atualmente único produtor nacional de produtos com base em gesso, e como co-promotores a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto para a Construção Sustentável (ICS), duas entidades do sistema científico nacional. Esta parceria permite aliar infraestruturas e equipas com know-how especializado e experiência relevante em investigação, ao elevado conhecimento técnico e vasta experiência de uma PME, adquiridos ao longo de mais de oito décadas de existência.



[1] Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 (PNEC 2030), Diário da República n.º 133/2020, Série I de 2020-07-10, páginas 2 - 158

[2] Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC 2050), Diário da República n.º 123/2019, Série I de 2019-07-01, páginas 3208 - 3299

Objetivo


O projeto G2E tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma gama inovadora de massas de gesso eco-eficientes, com uma forte incorporação de resíduos de gesso, e papel, obtidos a partir da reciclagem de placas de gesso cartonado.

A utilização dos referidos resíduos como matérias-primas secundárias permitirá abrir caminho para que estes venham a cumprir os critérios de fim do estatuto de resíduo (end-of-waste status), conforme estabelecido no artigo 6.º da Diretiva-Quadro sobre Resíduos, da União Europeia[1], que determinam, com base em avaliações técnico-económico-ambientais exaustivas que verificam a segurança dos materiais e a existência de um mercado para os resíduos candidatos, o momento em que materiais resultantes de operações de valorização deixam de ser juridicamente considerados resíduos. Uma vez cumpridos os critérios específicos definidos a nível da União, ou a nível nacional, esses materiais passam a ser classificados como produtos, ou matérias-primas, secundárias, podendo circular livremente no mercado interno da EU.

O projeto G2E pretende, ainda, contribuir para a evolução da sociedade no sentido da ecoeficiência, preservação ambiental e descarbonização dos edifícios, incorporando os referidos resíduos em massas de gesso eco-eficientes para a construção, criando produtos mais sustentáveis, com foco no eco design e na otimização das cadeias de valor, utilizando uma abordagem de avaliação de ciclo de vida desde a fase de desenvolvimento de produto, e não apenas na fase de produção.

Destacam-se como principais benefícios do(s) produto(s) a desenvolver:

  • Comportamento térmico - contribuição para a resistência térmica de elementos da envolvente;
  • Comportamento acústico – contribuição para o conforto acústico do interior dos edifícios e melhor isolamento dos mesmos;
  • Durabilidade dos revestimentos – aplicação de argamassas de revestimento com módulo de elasticidade mais baixo e consequentes benefícios na redução da sua suscetibilidade à fissuração;
Sustentabilidade – incorporação de resíduos com impacto na redução da utilização de matérias-primas naturais e nos gastos de energia, no processo produtivo.



[1] Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de novembro de 2008, JO L 312 de 22.11.2008, p. 3–30. Disponível em: http://data.europa.eu/eli/dir/2008/98/oj



Atividades e Metodologia


O desenvolvimento do Projeto G2E compreende a realização de um conjunto de atividades de investigação e desenvolvimento industrial, planeadas da seguinte forma:

· Levantamento do estado da arte relativo às condições necessárias para a incorporação de resíduos provenientes da reciclagem de gesso cartonado;

· Otimização e estabelecimento de especificações técnicas para valorização dos referidos resíduos, com vista à sua incorporação no fabrico de argamassas para revestimento interior de edifícios, com base em gesso;

· Otimização do processo de tratamento dos resíduos de papel para permitir a sua valorização como fibras com potencial de incorporação em materiais de construção;

· Desenvolvimento da gama de massas de gesso G2E, com incorporação de resíduos de placas de gesso cartonado;

· Adaptação de equipamentos e processos produtivos necessários ao fabrico da gama G2E.

· Produção de protótipos e realização de testes em contexto real.

· Avaliação ambiental comparativa para suporte à sustentabilidade dos produtos.




Resultados esperados


Os resultados esperados são os seguintes:

· Definição de métodos de caracterização de resíduos de placas de gesso cartonado para a sua valorização.

· Definição de critérios de qualidade dos subprodutos resultantes da valorização dos referidos resíduos, com base em métodos de controlo expeditos.

· Definição do(s) processo(s) de tratamento dos resíduos de papel para permitir a sua valorização como fibras com potencial de incorporação em materiais de construção.

· Desenvolvimento de novas formulações de produtos com desempenho otimizado e sustentabilidade comprovada - gama Sival G2E.

Divulgação


Membros da equipa do projeto G2E, da Sival e da FEUP, participaram na CEES 2025 – 3rd International Conference on Construction, Energy, Environment and Sustainability, que teve lugar em Bari, Itália, de 11 a 13 de junho de 2025, onde foram apresentar os primeiros resultados do trabalho desenvolvido, e que deu origem ao artigo intitulado “Influence of the recycling process on the quality of gypsum binders”.




FALE CONNOSCO


Fale com a nossa equipa responsável pelo Projeto G2E: Gessos Eco-Eficientes e partilhe as suas ideias/coloque as suas questões. Envie-nos um email para inov.g2e@sival.pt e torne-se participante ativo no desenvolvimento das soluções do futuro.


Cofinanciado por: